Nos dias 20 e 21 de maio, o Teatro Frei Caneca, em São Paulo, foi palco do GRT Experience 2025, que reuniu mais de 600 profissionais de empresas como Claro, LATAM, Braskem, Suzano, Bradesco, entre outras. O evento consolidou-se como o principal encontro nacional dedicado à gestão de riscos e governança de terceiros, refletindo o crescimento de uma comunidade engajada e cada vez mais conectada em torno desse tema estratégico para o mundo corporativo.
Mais do que um ciclo de palestras, o GRT Experience se diferencia por ser um ambiente de troca genuína de experiências entre profissionais que enfrentam desafios comuns na gestão de terceiros. A iniciativa é promovida pela Bernhoeft, consultoria pioneira nessa área no Brasil, e busca fortalecer uma rede colaborativa que impulsione soluções inovadoras e práticas responsáveis.
“O GRT Experience nasceu do nosso desejo de ampliar a discussão sobre riscos com terceiros no Brasil. Hoje, ele não apenas cumpre esse papel, como se torna um ponto de encontro estratégico para profissionais e empresas que desejam transformar suas operações com inteligência, inovação e responsabilidade”, destaca Bruno Santos, sócio da área de Gestão de Terceiros da Bernhoeft e idealizador do evento.
Gestão de terceiros na agenda das organizações
Desde sua primeira edição, em 2023, quando reuniu cerca de 100 profissionais, o evento registra um crescimento exponencial: foram mais de 400 participantes em 2024, chegando a ultrapassar 600 inscritos em 2025. O sucesso reflete a relevância crescente da gestão de terceiros na agenda das organizações. “Nosso objetivo é que cada participante saia do evento com a sensação de pertencimento. Ao perceber que sua dor também é a dor de outro, ele encontra na conexão o primeiro passo para a solução. Essa troca é poderosa, é o que transforma o evento em algo vivo, relevante e contínuo”, reforça Bruno Santos.
Durante os dois dias de programação, executivos de grandes companhias compartilharam boas práticas e debateram aspectos que vão além das questões técnicas, abordando também os impactos humanos, estratégicos e colaborativos da governança de terceiros. “Levar o case da Claro para o palco de um evento tão importante é uma responsabilidade muito grande e ao mesmo tempo muito gratificante. Por mais que já tenhamos um processo bem maduro a respeito de monitoria e subsídio, GRT Experience é um momento de aprendizado, pois podemos observar o que outras empresas enfrentam no seu dia a dia e também como conduzem as situações mais críticas”, conta Adriana Lorente, Gerente de Terceiros, Monitoria e Subsídios Trabalhistas da Claro Brasil.
Fortalecimento do ecossistema empresarial
Segundo Rodrigo Vaz, auditor fiscal do MTE, que palestrou nas duas primeiras edições do evento e voltou para a terceira edição como congressista, o evento é uma oportunidade de ver o que o Brasil e o mundo estão fazendo dentro a respeito da gestão de seus terceiros. “É o momento de compreender o impacto da gestão de terceiros para uma empresa contratante. Estar presente é uma oportunidade incrível de observar as boas práticas e a evolução de todo setor e ainda por cima serve como insights também para a própria auditoria, é muito gratificante”, conta.

Foto: Bernhoeft / Divulgação
A próxima edição já tem data marcada: maio de 2026, quando o evento realizará sua 4ª edição. A expectativa da Bernhoeft é ampliar ainda mais a participação, consolidando o GRT Experience como um espaço fundamental para fortalecer o ecossistema de negócios sustentáveis e responsáveis no país.
“Ver o GRT Experience crescer e impactar tantos profissionais nos mostra que estamos no caminho certo. Acreditamos que compartilhar conhecimento e fomentar conexões é essencial para fortalecer o ecossistema empresarial brasileiro”, avalia Luiz Carlos Bernhoeft Jr, sócio-fundador da Bernhoeft.