Home SST - Capacitação e Treinamento Hospital em MG treina servidores sobre SST e mostra importância do SESMT

Hospital em MG treina servidores sobre SST e mostra importância do SESMT

Membros do SESMT do Hospital Dilson Godinho (HDG), em Montes Claros, MG, realizaram um treinamento a servidores pertencentes à Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, que, atualmente, atende mais de 2 milhões de habitantes, incluindo a macrorregião de saúde da cidade,e com 86 municípios, além de Vale Jequitinhonha, Mucuri e Sul da Bahia. Entre informações sobre normas regulamentadoras, PCMSO e CAT, os participantes viram a importância em integrar responsáveis pelo SESMT nas ações de prevenção ocupacional.

Um dos destaques da atividade foi uma palestra sobre a Norma Regulamentadora 7 (NR-7), que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além de afastamentos temporários e previdenciários, o registro de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), protocolo de exposição ao material biológico e indicadores de saúde e segurança ocupacional.

“No treinamento destacamos como é essencial identificar problemas de saúde precocemente, permitindo ações corretivas imediatas e protegendo os colaboradores de doenças ocupacionais. O papel do médico do trabalho, como responsável pela implementação do PCMSO foi enfatizado, pois ele deve realizar avaliações periódicas e recomendar as ações necessárias com base nos riscos identificados”, explica Raiane Mirrely Gonçalves, Técnica de Segurança do Trabalho, ao Gazeta NM.

 

Integração SESMT

A importância em integrar responsáveis pelo SESMT foi um dos pontos destacados no treinamento realizado no HDG e como a comunicação clara e constante é essencial para garantir que todos os colaboradores estejam cientes das práticas de segurança.

Para Helder Leone Alves de Carvalho, diretor-presidente do hospital, a aplicabilidade e entendimento da NR-7, a relevância em realizar os exames médicos periódicos e procedimentos a serem seguidos em caso de risco à saúde são fundamentais para a preservação dos profissionais integrantes do estabelecimento.

“A comunicação clara e contínua entre todos os envolvidos é o que garantirá o sucesso dessas práticas e o cumprimento das normas de segurança e saúde ocupacional. Ao adotar práticas sólidas e engajar liderança e liderados, a instituição minimiza acidentes e doenças ocupacionais, promove a qualidade de vida no trabalho e assegura a conformidade com as exigências legais. Mais que isso, estará não apenas cumprindo a legislação, mas criando um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e produtivo a todos os colaboradores”, conclui o profissional.

Foto: divulgação/HDG

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