Home INC - Prevenção de Incêndios Medidas preventivas contra incêndios em regiões rurais devem ser contínuas, endossam bombeiros

Medidas preventivas contra incêndios em regiões rurais devem ser contínuas, endossam bombeiros

Estamos próximos de períodos mais secos e podemos afirmar que várias regiões no Brasil sofreram com os incêndios, especialmente nas propriedades rurais. Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por exemplo, 3.837 propriedades foram atingidas pelo fogo, em 144 municípios, ou 22,3% do total de municípios do Estado, isso somente em 2024.

Já os prejuízos aos produtores chegaram a R$ 2,8 bilhões no período, em áreas que envolvem bovinocultura de corte e leite, cana-de-açúcar, fruticultura, extração de látex e apicultura. “É um assunto complexo, que envolve uma grande variedade de aspectos e possibilidades de ações. Por isso é fundamental aglutinar conhecimentos e esforços”, diz José Luiz Fontes, coordenador do Departamento de Sustentabilidade da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), ao Estadão.

 

Parcerias e promoção de cursos

 

Para sanar tal demanda, a Faesp está em parceria com governo estadual, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e os sindicatos rurais para articularem medidas preventivas, identificando necessidades técnicas e regulatórias, para um amplo fórum de discussão e planejamento sobre o assunto.

O Senar-SP, por exemplo, realiza os cursos de Legislação para Queimadas e Incêndios no Meio Rural, intitulado “Prevenção e Combate no Campo e Proteção e Combate a Incêndio – Norma Regulamentadora 23 (NR-23)”, em parceria com os sindicatos.

 

Ações pelo Brasil

 

Já em Mato Grosso, a Defesa Civil, órgão pertencente a Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros (CBMMT) e produtores rurais estão desenvolvendo projetos voltados ao fortalecimento tema, como a visita às propriedades rurais para levantar informações sobre recursos e equipamentos disponíveis que possam ser utilizados no enfrentamento de incêndios no entorno.

“As equipes dos bombeiros já visitaram 180 propriedades e estão compilando dados sobre os materiais e recursos que podem ser disponibilizados. A coleta de informações tem como objetivo a criação, pela Defesa Civil, de um mapa detalhado, permitindo um planejamento mais ágil e eficaz no momento de um sinistro”, explica Lais Cristine Santi Leite, coordenadora da Defesa Civil.

No Piauí, por sua vez, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPI) intensifica a divulgação de ações de conscientização, em especial entre os meses de setembro a dezembro, conhecido por “BR-Ó-BRÓ”. Em parceria com órgãos estaduais e municipais, os bombeiros promovem campanhas educativas, capacitação de brigadistas para evitar queimadas nas áreas rurais, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil.

Contudo, isso não fica apenas na temporada mencionada, as medidas preventivas precisam estar presentes desde o início do ano, conforme salienta tenente Pedro Bento, do CBMPI: “A conscientização precisa ser contínua para minimizar os impactos dos incêndios, que se intensificam no segundo semestre. Se a população não adotar práticas responsáveis desde já, nossos contingentes, por mais experientes que sejam, dificilmente conseguirão atender a todas as demandas”, finaliza o militar.

Foto: Acervo CBMPI, 2024

0 FacebookWhatsappEmail

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.