Home INC - Prevenção de Incêndios Prédios precisam estar adequados para carregamento de elétricos, alertam especialistas

Prédios precisam estar adequados para carregamento de elétricos, alertam especialistas

Associação Brasileira do Veículo Elétrico(ABVE), Brasil quase triplicou sua quantidade de carregadores de acesso público, destacando a importância da prevenção contra incêndios

O crescimento de veículos elétricos no Brasil é exponencial: segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico(ABVE), já são mais de 397 mil veículos eletrificados no Brasil. Na outra ponta, o número de estações de carregamento de baterias também precisa acompanhar esse fenômeno.

O Brasil quase triplicou sua quantidade de carregadores de acesso público, informa a associação, em reportagem do UOL: já são 14.827 pontos de carregamento, geralmente em locais como shoppings e supermercados. Contudo, um estudo da montadora General Motors (2022) revela que cerca de 90% dos consumidores brasileiros carregam seus veículos elétricos em casa, superando a média global de 72%, o que também puxa a demanda por infraestrutura de tais instalações adequadas em edifícios residenciais e comerciais.

Eis que a Câmara de Elétrica no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) alerta para a importância de checar as instalações elétricas, sua capacidade para tal, já que a potência necessária pode sobrecarregar o transformador, gerando pane na estrutura elétrica em todo o prédio.

Um dos agravantes está em edifícios residenciais mais antigos, que muitas vezes com instalações mais antigas e manutenções desatualizadas. Edson Dias, engenheiro eletricista e coordenador da Câmara de Elétrica no Crea-MT, ao MidiaNews, comenta que um profissional precisa ser contratado para verificar essas condições de segurança e emitir laudo antes da implantação de uma tomada para esses veículos ou estação de carregamento.

“É necessário saber se se o prédio consegue ter energia suficiente para carregar mais de um carro, obedecendo normas técnicas para comportar o sistema de instalação”, frisa.

 

Comitê Nacional Especial sobre Veículos Elétricos

Os Corpos de Bombeiros no Brasil estão articulando com entidades do setor para a regulação desse tema ainda perene no país. Recentemente, corporações se reuniram em São Paulo para discutir a criação de um Comitê Nacional Especial sobre Veículos Elétricos.

Iniciativa da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM), o grupo tem como objetivo a elaboração de uma norma nacional de segurança voltada para emergências envolvendo veículos elétricos.

No estado, está previsto que a norma exija nos novos prédios a instalação de sprinklers nas garagens e sensores de fumaça a todos os edifícios, independentemente da data de construção, informa reportagem do SBT News.

“A participação do CBMCE reforça o compromisso da corporação com a atualização constante de seus protocolos e o alinhamento às melhores práticas internacionais, assegurando maior eficiência no atendimento às novas demandas da sociedade”, informa nota de uma das corporações participantes, do Ceará.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.