Uma vestimenta de alta tecnologia capaz de oferecer proteção total contra gases tóxicos, líquidos corrosivos e partículas químicas. Essa é a proposta do DuPont™ Tychem® 10000 (modelo TK555T), traje de proteção química de nível A, totalmente encapsulado e hermético, criado para uso em ambientes de alto risco industrial.
Indicado para profissionais que trabalham com exposição química extrema, o modelo TK555T é utilizado em petroquímicas, operações de resposta a emergências, brigadas internas e equipes especializadas em contenção de vazamentos. “O traje foi desenvolvido para proteger completamente o usuário de vapores, líquidos e partículas perigosas, garantindo mobilidade, conforto e segurança”, diz Priscila Akiti, especialista técnica da América Latina de Tyvek® Garments da DuPont.
Proteção contra substâncias químicas
O Tychem® 10000 é eficaz contra mais de 300 substâncias químicas, sendo que 270 delas não apresentaram permeação significativa após 8 horas de exposição contínua. O traje nível A completo, incluindo visor, luvas, junções e costuras, possui resistência química comprovada.
O avanço da tecnologia em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) vem sendo determinante para reduzir acidentes em setores de alto risco. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apresentados pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) durante a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), indicam que os acidentes de trabalho seguem em trajetória de crescimento no Brasil. Com base em informações do e-Social e do INSS, os números mostram alta de 12,63% entre 2021 e 2022, avanço de 11,91% de 2022 para 2023 e novo crescimento de 11,16% entre 2023 e 2024. No comparativo entre os primeiros semestres de 2024 e 2025, o aumento foi de 8,98%, reforçando um cenário persistente e a necessidade de intensificar ações de prevenção e segurança nos ambientes de trabalho.
Entre os principais diferenciais do modelo TK555T estão:
- Zíper hermético com gancho tipo T, que assegura vedação completa e evita infiltrações;
- Abertura traseira, que pode facilitar o processo de vestir.
“O traje foi projetado para oferecer proteção robusta, apoiando operações críticas em ambientes onde a segurança precisa ser absoluta, especialmente durante respostas emergenciais envolvendo produtos químicos”, explica a profissional.




