Já falamos anteriormente dos impactos positivos que a segurança do trabalho (SST) proporciona aos profissionais que lidam diariamente com a aviação e que sem isso, as jornadas, além de exaustivas, podem causar lesões, afastamentos, e, consequentemente, prejudicar toda uma cadeia.
No Rio de Janeiro, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) — unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) — modernizou os consoles do Centro de Aproximação (APP-RJ), no Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), com destaque para os monitores modelo ATC widescreen de 43 polegadas instalados.
“Os consoles oferecem um ambiente mais ergonômico e padronizado, e os novos monitores ampliam a área de visualização, reduzem a sobreposição de informações e proporcionam maior consciência situacional, apoiando decisões mais ágeis e seguras por parte dos controladores”, ressalta Major Aviador Rafael Paschoal Honorato, Diretor de Operações da CISCEA.
Iniciada em 2023, a modernização está presente nos Centros de Operações Militares (COpM) 02, 03 e 04 e os Controles de Aproximação (APP) Nordeste e Belo Horizonte (BH), sendo o APP São Paulo o próximo a ser beneficiado, informa a FAB.
Medidas preventivas para controladores de voos
A discussão sobre melhores condições de trabalho norteou um evento recente em que reuniu delegações de 15 países, promovido pela CAPSCA (Collaborative Arrangement For The Prevention and Management of Public Health Events In Civil Aviation – em português, Arranjo Colaborativo para a Prevenção e Gerenciamento de Eventos de Saúde Pública na Aviação Civil), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Composta por autoridades do setor, especialistas em saúde e aviação, a 9ª reunião dos grupos de trabalho tratou de medidas de saúde pública no contexto da aviação civil internacional. Um dos tópicos foi a palestra da Agência sobre o acompanhamento no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, RS, após as enchentes ocorridas em 2024. “O objetivo foi destacar a importância dos esforços de cuidado com a saúde mental e a integridade física dos usuários e trabalhadores da aviação civil diante de intempéries climáticas de grandes proporções”, frisa comunicado.


