Em comemoração aos 100 anos de existência, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está realizando uma série de atividades para celebrar a data da corporação, que oficialmente foi fundada em 26 de setembro de 1926.
A primeira das atividades ocorreu no fim de janeiro, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Florianópolis, reunindo autoridades, ex-comandantes e representantes da sociedade civil, para o lançamento de um livro e calendário comemorativos, além da nova identidade visual, incluindo logotipo, selo e slogan, e o portal exclusivo em seu site oficial, que servirá como um acervo ao público.
“A farda é mais que uniforme, é manto de responsabilidade. Em cada atendimento, cada chamado, cada ocorrência, é ali que reside a alma da instituição. Nosso maior ativo pulsa no peito de cada um dessa corporação e a nossa maior medalha é a vida”, comemorou o comandante-geral do CBMSC, cel. Fabiano de Souza.
Trajetória do CBMSC em páginas
Intitulada “Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina: 100 Anos Dedicados a Proteger Vidas, Riquezas e Meio Ambiente”, a obra de 368 páginas e 543 fotografias, apresenta a trajetória da corporação, fruto de uma pesquisa realizada ao longo de 2025 coordenada pelo jornalista e escritor Mário Xavier, com direção de arte do designer Alexandre de Oliveira, homenageados no evento.
“A obra recupera a trajetória da corporação desde a Seção de Bombeiros criada em 1926 até a era contemporânea, quando as competências humanas, o pioneirismo e as expertises operacionais do CBMSC conquistaram reconhecimento nacional e internacional”, explicou Xavier, em entrevista à Associação Catarinense de Imprensa (Casa do Jornalista).
A supervisão técnica foi a cargo do cel. BM Vandervan Nivaldo da Silva Vidal (Chefe do Estado-Maior Geral do CBMSC) e da tenente-coronel BM Priscila Casagrande (Chefe da 7ª Seção do Estado-Maior Geral do CBMSC), além da consultoria histórica do coronel PM RR Milton Antônio Lazzaris, comandante de Honra do CBMSC e autor de quatro obras sobre a corporação.
O livro está disponível em formato digital e o físico foi distribuído às bibliotecas públicas de Santa Catarina (municipais e universitárias), além de consulta nas recepções de todos os quartéis do estado, informa a nota.
Calendário com depoimentos
Outra novidade foi a produção de um calendário de mesa, também disponível em formato físico e digital, que possui a cada mês um código, que direciona para depoimentos em vídeo dos militares.
Conta ainda com a programação completa dos eventos do centenário, como o Baile de Gala e o CONABOM 2026, considerado o maior evento de bombeiros da América Latina, que este ano acontece em Balneário Camboriú, em novembro.
Além desses lançamentos, a corporação fará solenidades militares do centenário no decorrer do ano, como a entrega de medalhas comemorativas.




