Home INC - Ocorrências Casos de pessoas presas em elevadores aumentam e alertam para novas regras

Casos de pessoas presas em elevadores aumentam e alertam para novas regras

Com a alta incidência, Bombeiros Militares estão aprimorando as táticas de resgate, como no Maranhão, que promoveu treinamento para agir com segurança e eficiência em emergências, como falhas mecânicas e falta de energia

Sete pessoas ficaram presas, sem ferimentos, em um dos nove elevadores do Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com testemunhas ouvidas pelo g1, funcionários e acompanhantes de pacientes passaram cerca de duas horas presos, sendo resgatados pelo Corpo de Bombeiros.

Esse incidente, ocorrido em setembro, mostra a importância da manutenção e utilização corretas de desses equipamentos e de forma permanente, sendo de maneiras preventivas e corretivas, haja vista que o HC informou que está em andamento o processo de troca de todos os elevadores, que são antigos.

Para se ter uma ideia, somente em 2024, 42 pessoas morreram em acidentes com elevadores, alerta a Associação Brasileira de Empresas de Elevadores, em reportagem ao Jornal da Record. Uma das principais causas é o desrespeito em relação a capacidade máxima permitida no equipamento, presente em painéis, bem como as manutenções periódicas.

Já em Minas Gerais, segundo dados do Corpo de Bombeiros (CBMMG), em 2019 foram registrados 412 casos, sendo que número saltou 104% em 2024, com 840 ocorrências. Tal índice fez com que os vereadores de Belo Horizonte debatem sobre a modernização da lei de elevadores (Lei nº 7.647/99).

Outro levantamento, este da Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG), revela que o estado teve 69 acidentes com elevadores desde 2007, resultando em 22 óbitos, sendo 15 passageiros e sete técnicos. “O objetivo da mudança na legislação é mostrar à sociedade que alguma coisa deve ser feita. Entendemos que isso vá acontecer através de leis e fiscalização técnica, com gerenciamento. De acordo com a nossa Constituição, quem deve fazer isso é a prefeitura. Por isso, estamos cobrando”, comenta, ao Estado de Minas, Ronaldo Chaturni Bandeira, presidente da Abemec-MG.

 

Seguir orientações, fazer manutenções nos elevadores

De janeiro a agosto de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) registrou 32 ocorrências de pessoas presas em elevadores, número que já se aproxima dos 51 atendimentos contabilizados durante todo o ano de 2024.

Evitar as sobrecargas, como citado, é uma das recomendações, além de os usuários sempre verifiquem se o equipamento está completamente parado no andar antes de entrar ou sair.“O elevador é um equipamento que facilita muito, mas assim como qualquer outro transporte, requer cuidado e atenção na utilização. Com o uso correto, é possível evitar acidentes”, frisa major BM Felipe Mançano Saboia, diretor adjunto operacional do CBMMT.

“É essencial, aliás, atenção redobrada com as crianças, não as permitindo utilizarem o equipamento desacompanhadas. Não devem colocar as mãos nas portas nem brincar na cabine ou com os botões”, endossa o militar.

 

Treinamentos para bombeiros

Alinhar conhecimentos e táticas sobre esses dispositivos também são primordiais. No Maranhão, o Tribunal de Justiça (TJMA), por meio das Diretorias de Segurança Institucional e de Engenharia e Gabinete Militar, com apoio da empresa terceirizada responsável pela manutenção dos elevadores do Tribunal, promoveu um treinamento prático de resgate de passageiros em elevadores, realizado nessa terça-feira (16/9), em sua sede

O foco é fazer com que os bombeiros atuantes no local possam agir com segurança e eficiência em situações emergenciais, como falta de energia elétrica ou falhas mecânicas que ocasionem a paralisação dos equipamentos com pessoas dentro. “A ação integra nossa política de capacitação e visa oferecer mais segurança ao público em prédios da Justiça com grande circulação de pessoas”, pontua capitão Helton Loyola, do CBMMA, ressaltando que o treinamento integra uma meta da Diretoria de Segurança relacionada ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário no estado.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.