Home SST - Legislação e Normas Catadores passam a ter apoio da Justiça do Trabalho para melhores condições trabalhistas

Catadores passam a ter apoio da Justiça do Trabalho para melhores condições trabalhistas

Estima-se que o Brasil conta uma média de 32 catadoras e catadores de materiais recicláveis por cooperativa/associação, considerando uma amostragem de 306 organizações pesquisadas em todo o país, e um total de 9.854 profissionais, aponta o Anuário da Reciclagem, desenvolvido a partir da iniciativa do Instituto Pragma, em 2022.

Para amparar esse público que enfrenta muitos desafios, o que inclui o trabalho digno, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), por meio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), assinou recentemente com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a União Nacional de Catadores e Catadoras de Material Recicláveis (Unicatadores), um termo de criação do Grupo de Trabalho dos Catadores na Justiça do Trabalho.

 

Trabalho Decente para os catadores

 

A medida amplia a Política Nacional de Trabalho Decente, implementada em 2023, em toda a Justiça Trabalhista e uma das principais frentes da gestão do ministro, Lélio Bentes Côrrea. “Temos o dever, enquanto sociedade, de remunerar de forma adequada o trabalho prestado por catadores e catadoras de recicláveis, e a Justiça do Trabalho tem a missão institucional de regular as relações de trabalho”, ressalta o magistrado.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o trabalho decente como o trabalho produtivo, devidamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, que garanta uma condição digna de vida e esteja vinculado à dignidade humana.

Aliado a essa definição temos a importância de o desenvolvimento de uma economia verde que também garanta trabalho decente e proteção social aos catadores e catadoras. Essa conduta de toda a sociedade é imprescindível para promover a segurança e saúde desses trabalhadores e está alinhado com o que preconizam os Princípios ESG, destacando o S do Social como compromisso importante para a construção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

 

Foto: Ubirajara Machado/MPT

0 FacebookWhatsappEmail

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.